twitter


Nesta aula, foram feitas as críticas e elogios do grupo que faltava avaliar (grupo 1) - na minha opinião: decisivamente este grupo estava bem organizado, com bom «conteúdo no tema de trabalho» e com o PowerPoint muito original e trabalhado (muita cor (...)); de seguida, foram apeladas as classificações actuais do 2.º período dos respectivos alunos - os elementos do grupo 1 sairam-se com uma nota «excelente» (...), os do nosso grupo (grupo 2) só lhes faltou a capacidade de fazer um melhor trabalho, pois nós não sobrecarregámos uma nota muito razoável, ao diz respeito ao «conteúdo do tema de trabalho»... adiante, os outros grupos apoderaram-se de notas positivas, mas que não irei comentar (também não foram más... só estou cansado de escrever...). No resto da aula, fizemos o ensaio e aperfeiçoamento da peça teatral sobre o rio Leça, da autoria do "projecto Rios": pela 1.ª vez entrei no teatro e coube-me a parte de ser o avô (...); relativamente à peça de teatro: está em constante modificação de «VÍRGULAS e PARÁGRAFOS», afirmou uma nossa colega.


Nesta aula a turma esteve a comentar por fim a última apresentação (do nosso grupo) e embora tenha havido elogios nõ faltaram também as críticas...
Depois disto, a professora comentou a avaliação individual da turma, seguida pelo ensaio do teatro que estamos a fazer, intitulado "Rio Leça" (desta vez ensaiamos sem guiões).
No final decidimos incluir mais texto e estamos ansiosas pela apresentação do teatro.
XOXO,


Nesta aula nós, as CRIATURAS, fomos informados das notas que nos foram atribuídas na avaliação intercalar. Após termos sido informados dessas notas, estivemos a ensaiar para o teatro do Rio Leça, no qual entram as senhoras donas lavadeiras Maria Criolina, Prefácea Impunina e Gertrudes Josefina, as filhas da Maria Criolina(Cátia Vanéssia) e da Prefácia Impunina (Criolina Marlénia) as TiTias Quiduchas Protogénia, Potássia e Circusa, o filho da TiTia Quiducha Potássia, um homensinho cheio de 9 horas, um avô com artroses e o seu neto.
Durante este ensaio e ao longo da semana, nós, as CRIATURAS fomos tendo algumas ideias para o melhoramento do teatro. Uma dessas ideias foi a interacção com o público, que entraria na parte das lavadeiras, mas não existem certezeas de nada.
Durante o ensaio tentámos dizer as falas sem olhar para o guião.
O ensaio correu melhor do que o anterior para as personagens, mas a organização das restantes CRIATURAS da turma foi melhor na última aula em que ensaiámos.
Também foi comentada a apresentação do grupo 1 sobre o Cyber Bullying
António nº3


Nesta aula nós estivemos a apresentar os nossos trabalhos sobre Segurança na Internet á turma.
Fomos 5 grupos a apresentar e demoramos practicamente a aula toda.
Houve alguns Power Points mais simples e outros cheios de cor, como foi o caso do nosso grupo.
A nossa opinião sobre o trabalhos é igual á da professora, que disse os comentários no fim (mas infelizmente não chegamos a ouvir o nosso).

Em geral, os trabalhos foram bons, só que, como a nossa professora disse, podiam ter sido melhores.

Ana Amorim, Ana Sofia, Cátia Rocha


Nesta aula, alguns alunos ficaram surpresos com a aula proposta pela professora (aula de apresentação), mas, no entanto, a aula correu muito bem e, até, foi elogiada pela professora que fez questão de escrever no blogue. Relativamente à aula, o director de turma (D.T.) disse-nos hoje, dia 21 de Fevereiro, que a professora de Área de Projecto (A.P.) ficou bastante satisfeita com a maneira com que os alunos/grupos apresentaram os seus PowerPoint´s e a forma de comunicação com que alguns deles fizeram para explicá-los (...). Concordo com a professora que o J.D. ficou bem integrado no grupo e que os seus colegas de grupo retribuíram uma parte simples (leitura de excertos do PowerPoint) para que ele conseguisse ter uma nota agradável (...). Acerca da peça de teatro sobre o projecto Rios (rio Leça), fomos (alunos) informados, pela professora de Físico-Química (F.Q.), que a/as apresentação/apresentações desta decorrerá/decorrerão entre os dias 16 de Maio (segunda-feira) e 3 de Junho (sexta-feira). Lembrei-me, agora, que as bandas desenhadas (B.D.´s) sobre a pirataria e os direitos de autor propostos pela professora E.B., afinal, só eram aplicadas aos alunos do 1.º e 2.º ciclo, mas, já, que os alunos do 8ºB estavam a iniciar esta actividade a professora afirmou-nos que podíamos concluí-lo e, depois, apresentá-lo.


Não podia deixar passar em branco, algo que aconteceu na última aula de AP (dia 16 de Fevereiro).
Nunca duvidei da formação dos alunos desta turma, nem do seu carácter. Os alunos sempre foram correctos com o J., tentando sempre incutir-lhe o que está correcto e menos correcto, mesmo que isso possa enfraquecer os laços de amizade que existem.
Uma vez mais, a B., a S. e o B., tiveram um gesto muito bonito e muito importante para a formação/integração o JD. Apesar o JD ter estado ausente o mês de Janeiro (por motivos de força maior), estes alunos acharam, e muito bem, que o deveriam incluir na apresentação oral, à turma e a mim, o projecto que desenvolveram no Power Point, sobre Segurança na Internet.
O J. esteve muito bem, sentiu-se especial e integrado!
São gestos como este, que enriquecem o nosso ensino e os nosso alunos dão um passo na sua maturidade/crescimento.
Parabéns a todos e continuem assim.
Prof.ª EB.


Nesta aula acentuámos as duas vertentes que estamos a trabalhar em Área de Projecto: nos primeiros 45 minutos foram ouvidas as classificações e as notas que a professora atribuiu aos trabalhos que realizámos sobre os perigos a ter com a Internet e vistos alguns powerpoints feitos por alguns grupos da nossa turma; nos segundos 45 minutos foi apresentada parte da peça de teatro que está a ser melhorada no âmbito do projecto Rios (disciplinas de CN, FQ e AP). A peça de teatro está, sensivelmente, parada, mas acredito que esta pequena fase do projecto não passa de um tempo em que nós (alunos) não nos damos para trabalhar nisto (...). A meu ver, em Maio, a peça vai ser aplaudida por todos e honrada pelo trabalho que a nossa turma desenvolveu para o conseguir concretizar, mas a forma de lá chegar não está visto no horizonte (...). É verdade que a nossa turma não se está a aplicar, nas suas maiores forças, nos desafios que a professora propõe para nós fazermos.


Nesta aula foram-nos (alunos) divulgadas as classificações dos Power Points sobre a segurança na Internet. Pelo que a professora disse, o nosso trabalho estava completo com bastante informação. Pensamos que o o grupo trabalhou bem. Houve a colaboração de todos os elementos, à excepção de um deles.
Estivemos a ensaiar o teatro do Rio Leça. Durante este ensaio forma tiradas algumas fotografias que, provavelmente, serão colocadas aqui no Blogue. Desta vez o teatro foi ensaiado de uma forma mais organizada, pois de outras vezes que o ensaiá - mos, quando chegava a hora de as lavadeiras actuarem começava a haver alguma desorganização que por vezes fazia com que o ensaio terminásse, ou que fosse interrompido várias vezes. Achamos que neste ensaio nos podíamos ter esforçado mais, pois a professora disse que gostou mais de nos ver ensaiar das primeiras vezes.
A professora comunicou - nos que está a decorrer um desafio que consiste na realização de uma banda desenhada sobre a pirataria e direitos de autor. A melhor banda desenhada poderá vir a ser transformada numa série televisiva. A nossa turma tem bons desenhadores de banda desenhada. Seremos nós as CRIATURAS VENCEDORAS???
Achámos este tema e desafio bastante interessante e por isso o 8ºB decidiu aceitar este desafio.


Na aula passada estivemos a conversar sobre os nossos trabalhos e a ver quais tinham sido seleccionados. A professora disse que tinhamos mesmo de melhorar os nossos trabalhos, e com razão, disse que nós podíamos ter feito melhor.
Depois tivemos a "tentar" ensaiar o nosso teatro, mas foi impossível, por isso, já no final da aula, estivemos a falar sobre o cenário e vestuário.
Temos muita ajuda, pela parte dos professores, que nos ajudam a melhorar o texto e a encontrar roupas para parte do "Antes", que é a mais difícil.
Mas vamos ter esperança e esperar que esta semana corra melhor.

XOXO


Nesta aula, a professora informou-nos sobre a avaliação que atribuiu aos trabalhos que realizámos e, a alguns, uma forma de melhorar o conteúdo deles. Também falou-nos que, na sua perspectiva, os trabalhos estavam «fracos» e que, em alguns casos, existia poucas imagens. Este feito deve-se ao comportamento divulgado nas aulas e ao rendimento que os alunos prestam na elaboração dos respectivos "powerpoints". Para que a aula rendesse mais, a professora disse-nos para escrevermos no blogue - a cerca da aula de campo que fizemos no rio Leça - (e em todos os grupos isto foi cumprido). No caso do meu grupo, o «rendimento» do trabalho também não foi muito satisfatório: pesquisámos uma matéria que não correspondia com o nosso subtítulo: «Como proteger o PC para uma navegação segura?». Também, nesta aula, a professora afirmou que estava (muito) descontente connosco e afirmou-nos que, no Carnaval, abriria planos de recuperação (...).


No dia 20 de Janeiro nós, o 8ºB fomos realizar uma saída de campo ao Rio Leça ,no âmbito das disciplinas de área de projecto, ciências da natureza e físico-química acompanhados também pela turma do 8ºD. Esta visita ao rio Leça foi enriquecedora, apesar da beleza natural do rio estar estragada por toda aquela poluição feita pelo homem. Realizamos diversas experiências tais como:
-medir a velocidade da corrente: medimos a distância de uma margem à outra;
-observámos também se existia população ou algum tipo de utilização do rio perto da nossa zona de pesquisa;
-Procuramos alguns seres vivos no leito do rio utilizando um camaroeiro e encontrámos algumas espécies.
Verificamos, ainda, que existe um pequeno Moinho que aproveita a força das águas.


No dia 20 de Janeiro de 2011 fizemos uma aula de campo ao rio Leça. Com vários objectivos:
Visitar aquele lugar que tanto ouvimos falar.
Medir a Largura da superfície da água.
A velocidade média .
A temperatura do rio.
O pH.
Entre outros…
Fomos com a turma do 8ºD e alguns professores.
Nunca tínhamos visto rio tão sujo, o que nos fez preocupar com o nosso planeta e património.
Preocupadas com o planeta, pois, apesar do Rio Leça estar muito poluído, há rios ainda piores – o que é mau. E estamos preocupadas com o nosso património, pois, o rio Leça é um lugar lindíssimo (sem contar com a sujidade) e nem sempre foi assim. O rio Leça devia ser motivo de orgulho enquanto falávamos dele.
Apesar disso, a nossa aula de campo foi interessante e divertida, pois ficamos a saber mais sobre este rio antigo.


No passado dia 20 de Janeiro fomos ao Rio Leça no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza e de Ciências Físico - Químicas.
Pudemos observar que o rio e as respectivas margens estavam muito poluídas.
Lá, medimos a temperatura e o pH da água, o que foi bastante interessante, pois assim pudemos aprofundar mais a matéria que estava a ser estudade em CiânciaRemover formatação da selecçãos Físico-Químicas e perceber o quão ácida se tornara a água do rio devido á poluição.
No rio e nas suas margens existia pneus, sacos de plástico, brinquedos (carro de brincar) e outras coisas que os poluíam bastante.
Ficámos umas CRIATURAS HORRORIZADAS ao ver tanta poluição.
Antes de voltarmos para a escola recolhe-mos alguma água do Rio para análise.
Mais abaixo estão algumas fotografias (não foram tiradas por nós) do rio e das suas margens, através das quais é possível observar uma enorme sujidade:



Antigamente era possível observar algumas lavadeiras a lavarem as suas roupas na água do rio, pessoas a conviver, a tomar banho e a ir ás termas para relaxar, algo que nos tempos actuais é impensável fazer, pois a água do rio está demasiado poluída.
Não existe vida animal.
Medimos a distância de uma margem á outra através de uma corda com 9cm, que tinha uma pedra na ponta.

Lavadeiras convivendo e lavando a roupa no rio, algo que nos dias de hoje não é possível observar.


Esta visita de estudo fez com que percebecemos melhor a realidade deste rio e alguns seres vivos existentes nas suas margens. Muitos tiveram tempo para admirar a beleza que o rio Leça constituía, enquanto, outros apenas dispunham-se, apenas, a realizar a ficha com ordem e correcção. Neste trabalho apercebemo-nos que, com o passar das décadas, o rio foi esquecido pela população. Como suporte de papel na visita foi nos dada uma ficha de preenchimento onde tínhamos vários aspectos a concordar sobre o rio. Esta ficha serviu-nos de actividade enquanto se realizava esta visita.
Nesta visita houve oportunidade de observar, mais pormenorizadamente, os aspectos que este rio abrangia nas zonas locais. Para o preenchimento da ficha tivemos em consideração vários aspectos, alguns deles são: a largura do rio, a velocidade com que se transportara uma pedra de um local para o outro (em 10 metros), os seres existentes nas margens e as árvores e arbustos predominantes à sua volta.
Agradecemos esta actividade.


No dia 20 de Janeiro nós (8ºB) e o 8ºD tivemos uma aula de campo no rio Leça.
Quando chegámos lá fomos directos aos nossos pontos. Lá realizámos diversas experiencias de forma a avaliar aspectos que nos levam a concluir as características do rio.
Discutimos vários assuntos dos quais: cor da água, cheiro, poluição, ou seja, 0 seu estado de conservação.
Medimos a velocidade da corrente, lançando um pedaço de madeira flutuante a cerca de 10m onde estávamos, contabilizando o seu tempo e divindo pela distância chegamos à conclusão que a sua velocidade era cerca de 1,6 m/s.
Medimos a distância de uma margem à outra, através de uma corda de 9m com uma pedra na ponta que lançámos o mais longe possível e prespectivámos o que faltava chegando à conclusão de que o seu comprimento naquele ponto era de 10 a 11 metros.
Procuramos alguns seres vivos no leito de inundação com um camaroeiro e encontrámos algumas espécies tal como gastrópodes, larvas de mosquitos e moscas, e geleia (onde estavam envolvidos alguns ovos de seres do rio).
Observámos também se existia população ou utilização do rio relativamente perto da nossa zona o que nao acontecia.
Achamos que se pode fazer muito mais na conservação deste bonito rio e que o rio pode ser muito aproveitado pelo turismo. Também achamos que se devia restaurar casas e moinhos no leito do rio e formar um caminho para quem queira caminhar nas margens do Leça com precaução.